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quarta-feira, 23 de novembro de 2016

PLATAFORMA MOODLE E AS TICs

Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), criado em 1999 na Curtin University of Technology, em Perth, na Austrália, por Martin Dougiamas, onde o aluno acessa atividades, vídeos e conteúdos, interagindo, à distância e simultaneamente, com o professor e com os colegas, abrindo um leque para uma diversidade de assuntos com uma abordagem pedagógica. O Moodle, do inglês, Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment que significa Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente Dinâmico, é um software que serve de apoio para a transmissão de conhecimento em que os usuários compartilham saberes. Foi desenvolvido para ser compatível, de fácil modificação e versátil, além de funcionar com o mínimo de plataforma e ser escrito usando-se a linguagem PHP (preprocessador de hipertexto)
O ambiente possibilita o desenvolvimento das atividades seguindo-se três formas: social que é a interação dos alunos e não um conteúdo estruturado; semanal e modular, estes são estruturados na disponibilização das atividades e conteúdos. Na UNICENTRO, especificamente, optamos pelo sistema semanal onde as atividades, links, vídeos, etc., serão divididos e feitos semanalmente. O ambiente se difunde em duas formas: acrescentar recurso (criação de páginas, acesso a links, inserção de rótulos, etc.) e acrescentar atividades.
Com relação ao campo pedagógico, o Moodle pode ser utilizado em forma de questionário, criando avaliações gerais do curso; pesquisa de opinião; disponibilização de atividade para os alunos onde pode-se atribuir datas de entrega e notas; e trabalhos com revisão.

Que impactos das Tecnologias da Informação e Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas? 

No que se refere à área educacional, a mídia esteve sempre presente na educação formal. Entretanto, sua implantação sofreu certa resistência em relação a sua aplicação no âmbito escolar. O impacto social causado pela penetração da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, provocou intensas mudanças nas principais instituições sociais. A escola, como principal instituição social responsável pela formação do cidadão, tem o papel de incluir essas tecnologia como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem, mas isso é um grande desafio que, até o momento, ainda tem sido encarado de forma superficial, apenas com adaptações não muito significativas.
Os impactos causados pelas TIC’s podem ser positivos para o processo de aprendizagem e rendimento escolar dos alunos, uma vez que são excelentes instrumentos didáticos para dinamizar e aperfeiçoar as aulas, oportunizando interações, exercícios intelectuais e autonomia dos alunos, desenvolvendo um novo construcionismo. Mas, ao mesmo tempo, tornam-se negativos se quem estiver manuseando esse instrumento não saber, ao certo, como ela funciona e os rumos que pode tomar. Trabalhar com informática não é algo trivial, pois tem um nível de complexidade considerável. Sendo assim, se o professor não for orientado da forma adequada ou se o aluno não se dispuser a fazer as atividades da forma como deve ser feita, a aprendizagem não acontece. Pois, como diz Valente:
[...] a implantação da informática como auxiliar do processo de construção do conhecimento implica mudanças na escola que vão além da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola – alunos, professores, administradores e comunidades de pais – estejam preparados e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar laboratórios de computadores na escola e formar professores para utilização dos mesmos. (1999, p. 4).
As TIC’s são utilizadas de modo a considerar o interesse e as necessidades dos educandos para beneficiar e favorecer a integração dos estudantes de forma livre e responsável no processo de construção de conhecimento, além de gerar, armazenar, veicular e reproduzir as informações.


Referencias: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf
https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf

http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/O-professor-frente-%C3%A0s-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o.aspx

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