As redes
sociais, conforme Carvalho, para além dos espaços de interação
com redes sociais de entretenimento, relacionamento e
contatos profissionais (networking), há
possibilidade de se desenvolver ambientes em que a preocupação
central é a
aprendizagem a partir
de enfoques globalizadores e
colaborativos. A partir do momento em que se entende o processo de
aprendizagem, faz-se necessário destacar questões que influenciem o
conhecimento, entre elas, a socialização.
Deste
conceito surge a ideia de “inteligência coletiva”, haja vista que as
comunidades virtuais são formadas por indivíduos de perfis variados que usam
diretamente o conhecimento e, portanto, “se você precisa de uma informação
específica ou uma opinião de um expert ou a localização de um recurso, uma
comunidade virtual é como uma enciclopédia viva” (RHEINGOLD, 1993). Além disso,
as comunidades virtuais funcionam também como filtros eficazes capazes de
peneirar os dados que são úteis para cada membro da comunidade auxiliando com a
sobrecarga de informação (RHEINGOLD, 1993).
Nesse
sentido, pode-se dizer que o uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) como
recurso de ensino-aprendizagem, é importante para que a informação seja
transformada em conhecimento, fazendo com que o aprendiz participe das redes
potencializando situações mais concretas e críticas, não somente tendo o
domínio da técnica.
Várias
são as formas de utilizar as redes sociais como meio de ensino, dentre elas,
podemos destacar:
· Youtube: pesquisa e análise de conteúdo;
busca e produção de tutoriais; proposição de conteúdos, etc.
· Facebook: criação de páginas/grupos para
discussões e/ou informações referentes aos conteúdos abordados em sala de aula;
postagem de vídeos educativos; incentivo para a pesquisa.
Outros
exemplos que podemos utilizar, são os repositórios de objetos de aprendizagem
que são de grande valia quando falamos em atividades em grupo ou de pesquisa.
São eles:
·
Dia a dia educação;
·
Portal do professor;
·
SciELO;
·
RIVED
Partindo
desse pressuposto, podemos dizer que a Internet, bem como as redes sociais e
repositórios, exercem grande influência na vida das pessoas, portanto, seu uso
de forma
consciente é imprescindível. Essa consciência pode (e deve) ser
adquirida em sala de aula
seguindo-se as instruções de um professor capacitado. Sendo
assim, a educação não pode
ser puramente linear, ela deve considerar os meios
on-line, pois a internet não é somente uma
novidade no ensino, é uma ferramenta
na construção do conhecimento.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
·
MARTINS, MARTINEZ, FILHO, PEREIRA, Gisely, Gabriel,
Silvio, Maurício. A CONTRIBUIÇÃO DAS
REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO:
EVIDÊNCIAS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Florianópolis – SC. 2009.
·
MACIEL, RUARO, Margareth, Laurete. NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO.
2012.
·
https://noticias.terra.com.br/educacao/se-bem-utilizada-internet-pode-ajudar-alunos-na-escola.html
<acesso em 28/06/2016 às 01h06min>
Nenhum comentário:
Postar um comentário