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segunda-feira, 12 de setembro de 2016

REDES SOCIAIS E COMUNIDADES DE APRENDIZAGEM



 As redes sociais, conforme Carvalho, para além dos espaços de  interação  com  redes  sociais de entretenimento, relacionamento e contatos profissionais  (networking), há possibilidade de se desenvolver ambientes em que a  preocupação  central  é  a  aprendizagem  a  partir  de  enfoques globalizadores e colaborativos. A partir do momento em que se entende o processo de aprendizagem, faz-se necessário destacar questões que influenciem o conhecimento, entre elas, a socialização.

Deste conceito surge a ideia de “inteligência coletiva”, haja vista que as comunidades virtuais são formadas por indivíduos de perfis variados que usam diretamente o conhecimento e, portanto, “se você precisa de uma informação específica ou uma opinião de um expert ou a localização de um recurso, uma comunidade virtual é como uma enciclopédia viva” (RHEINGOLD, 1993). Além disso, as comunidades virtuais funcionam também como filtros eficazes capazes de peneirar os dados que são úteis para cada membro da comunidade auxiliando com a sobrecarga de informação (RHEINGOLD, 1993).

Nesse sentido, pode-se dizer que o uso das TIC’s (Tecnologias da Informação e Comunicação) como recurso de ensino-aprendizagem, é importante para que a informação seja transformada em conhecimento, fazendo com que o aprendiz participe das redes potencializando situações mais concretas e críticas, não somente tendo o domínio da técnica.

Várias são as formas de utilizar as redes sociais como meio de ensino, dentre elas, podemos destacar:
·    Youtube: pesquisa e análise de conteúdo; busca e produção de tutoriais; proposição de conteúdos, etc.
·    Facebook: criação de páginas/grupos para discussões e/ou informações referentes aos conteúdos abordados em sala de aula; postagem de vídeos educativos; incentivo para a pesquisa.

Outros exemplos que podemos utilizar, são os repositórios de objetos de aprendizagem que são de grande valia quando falamos em atividades em grupo ou de pesquisa. São eles:
·         Dia a dia educação;
·         Portal do professor;
·         SciELO;
·         RIVED
Partindo desse pressuposto, podemos dizer que a Internet, bem como as redes sociais e
repositórios, exercem grande influência na vida das pessoas, portanto, seu uso de forma
consciente é imprescindível. Essa consciência pode (e deve) ser adquirida em sala de aula
seguindo-se as instruções de um professor capacitado. Sendo assim, a educação não pode
ser puramente linear, ela deve considerar os meios on-line, pois a internet não é somente uma
novidade no ensino, é uma ferramenta na construção do conhecimento.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
·         MARTINS, MARTINEZ, FILHO, PEREIRA, Gisely, Gabriel, Silvio, Maurício. A CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS VIRTUAIS PARA A APRENDIZAGEM E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: EVIDÊNCIAS EM ESTUDANTES DE CURSOS DE GRADUAÇÃO. Florianópolis – SC. 2009.
·         MACIEL, RUARO, Margareth, Laurete. NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO. 2012.

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