Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem
(AVA), criado em 1999 na Curtin
University of Technology, em Perth, na Austrália, por Martin Dougiamas, onde
o aluno acessa atividades, vídeos e conteúdos, interagindo, à distância e
simultaneamente, com o professor e com os colegas, abrindo um leque para uma
diversidade de assuntos com uma abordagem pedagógica. O Moodle, do inglês, Modular Object-Oriented Dynamic Learning
Environment que significa Objeto Orientado Para Aprendizagem em Ambiente
Dinâmico, é um software que serve de apoio para a transmissão de conhecimento
em que os usuários compartilham saberes. Foi desenvolvido para ser compatível,
de fácil modificação e versátil, além de funcionar com o mínimo de plataforma e
ser escrito usando-se a linguagem PHP (preprocessador de hipertexto)
O ambiente possibilita o desenvolvimento das
atividades seguindo-se três formas: social que é a interação dos alunos e não
um conteúdo estruturado; semanal e modular, estes são estruturados na
disponibilização das atividades e conteúdos. Na UNICENTRO, especificamente,
optamos pelo sistema semanal onde as atividades, links, vídeos, etc., serão
divididos e feitos semanalmente. O ambiente se difunde em duas formas:
acrescentar recurso (criação de páginas, acesso a links, inserção de rótulos,
etc.) e acrescentar atividades.
Com relação ao campo pedagógico, o Moodle pode
ser utilizado em forma de questionário, criando avaliações gerais do curso;
pesquisa de opinião; disponibilização de atividade para os alunos onde pode-se
atribuir datas de entrega e notas; e trabalhos com revisão.
Que impactos das Tecnologias da Informação e
Comunicação podem causar na educação? Como elas são utilizadas?
No que se
refere à área educacional, a mídia esteve sempre presente na educação formal.
Entretanto, sua implantação sofreu certa resistência em relação a sua aplicação
no âmbito escolar. O impacto social causado pela penetração da Tecnologia da
Informação e Comunicação (TIC) nos últimos anos, provocou intensas mudanças nas
principais instituições sociais. A escola, como principal instituição social
responsável pela formação do cidadão, tem o papel de incluir essas tecnologia
como ferramenta auxiliar no ensino-aprendizagem, mas isso é um grande desafio
que, até o momento, ainda tem sido encarado de forma superficial, apenas com
adaptações não muito significativas.
Os
impactos causados pelas TIC’s podem ser positivos para o processo de
aprendizagem e rendimento escolar dos alunos, uma vez que são excelentes
instrumentos didáticos para dinamizar e aperfeiçoar as aulas, oportunizando
interações, exercícios intelectuais e autonomia dos alunos, desenvolvendo um
novo construcionismo. Mas, ao mesmo tempo, tornam-se negativos se quem estiver
manuseando esse instrumento não saber, ao certo, como ela funciona e os rumos
que pode tomar. Trabalhar com informática não é algo trivial, pois tem um nível
de complexidade considerável. Sendo assim, se o professor não for orientado da
forma adequada ou se o aluno não se dispuser a fazer as atividades da forma
como deve ser feita, a aprendizagem não acontece. Pois, como diz Valente:
[...] a implantação da informática como auxiliar do
processo de construção do conhecimento implica mudanças na escola que vão além
da formação do professor. É necessário que todos os segmentos da escola –
alunos, professores, administradores e comunidades de pais – estejam preparados
e suportem as mudanças educacionais necessárias para a formação de um novo
profissional. Nesse sentido, a informática é um dos elementos que deverão fazer
parte da mudança, porém essa mudança é mais profunda do que simplesmente montar
laboratórios de computadores na escola e formar professores para utilização dos
mesmos. (1999, p. 4).
As TIC’s são utilizadas de modo a considerar o
interesse e as necessidades dos educandos para beneficiar e favorecer a
integração dos estudantes de forma livre e responsável no processo de
construção de conhecimento, além de gerar, armazenar, veicular e reproduzir as
informações.
Referencias:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1170-2.pdf
https://www.ufpe.br/ce/images/Graduacao_pedagogia/pdf
http://www.seduc.mt.gov.br/Paginas/O-professor-frente-%C3%A0s-novas-tecnologias-de-informa%C3%A7%C3%A3o-e-comunica%C3%A7%C3%A3o.aspx
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